100 days project(s)

100 days project(s)

De novo vamos falar de desafios de ilustração! Siiim. Vou bater muito nessa tecla, mas pra tudo a chave é prática. E pra desenvolver a prática, a gente tem que se desapegar um pouco: tentar, testar, errar e começar de novo. Hoje conto sobre minha experiência com o 100 days project.

Do começo

Eu comecei meu 100 days project depois de fazer esse curso ótimo do Rich Armstrong no Skillshare. No curso ele explica sobre o propósito do 100 days project, sobre a importância de desenvolver uma prática constante, também sobre a experiência pessoal dele com esse desafio e dá dicas e caminhos pra você desenvolver o seu projeto de 100 dias.

O desafio é bem amplo e você pode usar pra qualquer prática: 100 dias de fotos, 100 dias de novas receitas, 100 dias de caminhadas e por aí vai.

Na época eu estava bem empenhada em desenvolver um pouco mais minhas ilustrações digitais. Queria praticar mais ilustração vetorial e dominar o Illustrator de vez. Decidi começar então um desafio de uma ilustração vetorial por dia.

Juntando o útil ao agradável, também comecei a disponibilizar pra venda os resultados desses exercícios no meu portfólio do Shutterstock.

E o resultado?

Spoiler alert: não consegui terminar o desafio, mas cheguei em mais de cinquenta ilustrações e fiquei bem satisfeita. Senti que as práticas me ajudaram bastante a desenvolver meu próprio método de desenho vetorial e a qualidade do meu trabalho. Foi meu ponto de partida e dali pretendo continuar.

Não fiquei rica, mas já acumulo essa incrível quantia de quase 3 dólares no Shutterstock, em um total de 14 downloads. Vale destacar que nesse formato de negócios (venda em bancos de imagens), é preciso ter um portfólio muito grande pra que o movimento de renda fique constante e significativo. Sei que os pequenos números podem desanimar, mas gosto sempre de lembrar que a gente precisa começar de algum lugar.

Começar de nooovo

Você pode começar 100 days project em qualquer dia do ano, mas também tem rodadas “oficiais”. Acho interessante participar dessas pra interagir mais com a comunidade e talvez ganhar mais visibilidade.

A última rodada oficial começou em 31/01/2021 e estou eu aqui novamente empenhada em participar. Dessa vez decidi explorar um projeto mais ANALÓGICO e estou fazendo 100 dias de pinturinhas guache, pra desenvolver mais a técnica e utilizar minhas tintas que estão aqui há tanto tempo paradas e tristes.

Como em outros desafios, fiz minha preparação, anotando alguns temas, rascunhando ideias e deixando algumas cartas na manga para os dias de menor ânimo.

Se quiser acompanhar, sigo postando no meu instagram os resultados desse desafio. Pra quem, como eu, às vezes tem dificuldade de criar pautas e conteúdos pras redes sociais, desafios assim podem ser bacanas pra dar uma movimentada no seu perfil.

Deixe um comentário